O que é PHP: entenda como funciona a linguagem de programação web
Mais de 70% dos sites da internet atualmente utilizam PHP como linguagem back-end para acessar banco de dados e criar sites dinâmicos como lojas virtuais, blogs, sites com interação por meio de formulários, além de outros sistemas que rodam na web. Conheça mais sobre a linguagem e como aplicá-la para esses fins!
O que é PHP?
PHP é uma Linguagem de Programação de Script utilizada na criação de sites e sistemas para Web. Por ser uma linguagem de script, ela precisa ser interpretada e executada.
Last Updated July 2021
Torne-se um Desenvolvedor PHP, aprenda com dois especialistas a programar do básico ao avançado em um projeto completo. | By Hcode Treinamentos, Glaucio Daniel Souza Santos, João Rangel, Djalma Sindeaux
Explore CourseÉ atualmente uma das principais linguagens de programação do mercado, sendo responsável diretamente por mais de 50% dos sites que estão disponíveis na web — como exemplo, temos o WordPress, que é a principal plataforma para blogs e gerenciadores de conteúdo da Web.
Além disso, a maioria dos blogs, sites de comércio eletrônico e aplicações web são construídos em PHP.
Devido a sua baixa curva de aprendizado e por ser multiplataforma, funcionando bem em qualquer sistema operacional, o PHP é a linguagem de programação ideal para quem quer construir desde sites simples até aplicações complexas e robustas.
História e evolução da linguagem
Criada em 1994 por Rasmus Lerdorf, o PHP era uma linguagem básica que continha um conjunto de scripts CGI para realização de tarefas simples. Em 1995, Lerdorf torna o código fonte do PHP aberto à comunidade, o que impulsiona seu uso.

Em 1998, dois programadores, Andi Gutmans e Zeev Suraski, começam a reescrever o core da linguagem PHP e formam a empresa Zend, um trocadilho com os nomes dos fundadores. Essa empresa passa a fornecer recursos para o PHP, entre ele o motor Zend Engine que aumentou o desempenho da linguagem.
Suas iniciais, PHP, inicialmente referiam-se a uma ferramenta para construir páginas pessoais (Personal Home Page), mas com todas as mudanças, passou a significar Php Hypertext Preprocessor. Ou seja, PHP é um pré-processador de hipertexto.
Foi com o Zend Engine 2.0 que o PHP 5, lançado em 2004, revolucionou o desenvolvimento web, com recursos de orientação a objetos, melhorias de segurança e de performance. O PHP dominou a web. Com o passar dos anos foram lançados atualizações da versão 5; entre elas, as populares versões 5.3 e 5.6 do PHP. Embora tenha existido uma tentativa do lançamento da versão 6 do PHP, ela nunca foi oficialmente lançada.
PHP 7
Em dezembro de 2015, ocorre uma nova revolução na linguagem: com a web moderna cada vez mais priorizando performance e segurança, temos o lançamento do PHP 7. Muitas novidades e melhorias são apresentadas, tornando o PHP uma linguagem moderna e robusta para criação de qualquer aplicação back-end ou seja, que funciona no lado do servidor web.
PHP 7.4
Lançado em Maio de 2020, o PHP 7.4 traz recursos para facilitar o desenvolvimento e a melhoria contínua do código PHP. Recursos como Arrow Function e Spread Operator reduzem a quantidade de código escrito, simplificando o aprendizado da linguagem e tornando o código cada vez menos verboso e mais intuitivo.
<?php
$y = 1;
$fn1 = fn($x) => $x + $y;
?>
Curva de Aprendizado
O PHP possui uma baixa curva de aprendizado da sintaxe da linguagem e permite trabalhar em mais de um paradigma de programação, embora seja muito forte em orientação a objetos e tenha ganhado, com o passar dos anos, muitos recursos para Programação Orientada a Objetos.
O PHP também é utilizado por milhões de empresas no mundo: Wikipedia é feito em PHP; os famosos blogs escritos na plataforma WordPress também utilizam PHP. Já foi utilizado, inclusive, em uma máquina virtual criada pelo Facebook HHVM até a versão 3.30, para aumento de desempenho.
Por que usar PHP hoje?
Com PHP você pode criar sites incríveis e tirar a sua ideia do papel rapidamente. Uma de suas grandes vantagens é o baixo custo para implantar um site ou sistema, além de permitir gerenciar sites e sistemas escaláveis que atendam a milhares ou até milhões de usuários.
Com o avanço da tecnologia, milhões de usuários estão comprando produtos e serviços pela internet. Assim, o PHP é um poderoso aliado para a construção de lojas virtuais. Em nosso Curso Completo de PHP 7 construímos uma loja virtual com o aluno do zero. Você aprende a construir a comunicação com Banco de Dados, conceitos fundamentais como Orientação a Objetos e também a criar uma área administrativa gerenciando a loja.
Veja outras vantagens de aprender e implementar a linguagem PHP:
- Fácil de utilizar: diferente de muitas tecnologias, o PHP possui baixa curva de aprendizado. Assim, em pouco tempo é possível aprender o core da linguagem, conectar com o Banco de Dados, implementar soluções na Web e aperfeiçoar os projetos, adicionando recursos poderosos.
- Baixo Custo: devido a sua natureza Open Source (código aberto), o PHP pode ser implementado com pouco custo de servidor de hospedagem ou máquina virtual. Não exige licenças de Sistemas Operacionais ou licenças de uso, mesmo de forma comercial.
- Tempo de Implantação: existem muitos frameworks feitos em PHP e para o PHP, que facilitam o desenvolvimento de aplicações, mesmo as mais complexas, reduzindo o tempo de Implantação de um projeto web.
- Segurança: as aplicações construídas sobre a arquitetura client/server possuem uma camada adicional de segurança, uma vez que a aplicação irá ser processada no lado do servidor e devolverá somente a resposta necessária em uma linguagem HTML ao usuário final.
- Comunidade Forte: a comunidade internacional e brasileira do PHP é muito unida e está sempre disposta a compartilhar conhecimento com os usuários por meio de fóruns e grupos nas redes sociais, além de eventos online e presencial — os conhecidos meetups.
Composer
Assim como as principais linguagens de programação, o PHP também possui um gerenciador de dependências de aplicações PHP, o Composer. Esse gerenciador facilita a importação de módulos, bem como o gerenciamento dos arquivos que compõem a aplicação.
Com composer é muito mais fácil gerenciar arquivos e pacotes das quais a sua aplicação depende, funcionando como uma biblioteca. Você pode fazer o download e inclusão desses arquivo em seu projeto.
Bancos de Dados
Banco de Dados armazenam e gerenciam as informações. Com o PHP 7, podemos trabalhar com os bancos de dados mais modernos da atualidade. Entre eles podemos destacar o MySQL 8, PostgreSQL, Oracle, SQL Server e tantos outros. Com os drives atuais do PHP 7.4, temos uma melhoria de performance e segurança.
Além de drivers que facilitam a comunicação com a aplicação, temos o PDO, que facilita a abstração dos bancos de dados relacionais permitindo o uso de orientação a objetos para manipular as informações do Banco de Dados.
FrameWork PHP
Com o passar dos anos, muitos frameworks — conjunto de códigos que otimizam o trabalham e aumentam a produtividade, facilitando a manutenção — foram criados para PHP. Laravel, Code Igniter, Symfony, CakePHP, Zend Framework são alguns dos mais conhecidos e utilizados frameworks do mercado, sendo Laravel o principal e mais utilizado Framework do mercado atualmente para PHP.
Os Frameworks PHP possibilitam o aumento de produtividade no desenvolvimento e facilidade na manutenção das aplicações. Um exemplo disso é a sua atuação com sistema de pagamentos ou de logística. Você também pode aprender a criar uma API de integração com Laravel no nosso curso Criando uma REST API com PHP e Laravel.
Cache e recursos de alta performance
Ao criar aplicações que consomem dados externos, como Banco de Dados, é comum utilizarmos recursos para melhorar a performance da aplicação. Com PHP 7 podemos utilizar um poderoso sistema de cache para armazenar rotinas que se repetem e aliviar a quantidade de requisições em Bancos de Dados e aplicações externas.
Imagine que milhares de usuários que precisam de uma mesma informação; basta uma consulta, um armazenamento no cache, para que essas mesmas consultas, feitas no futuro, sejam buscadas no cache, aliviando processamento, tráfego de rede e melhorando a experiência do usuário. Podemos trabalhar com o PHP e serviços de gerenciamento de cache como o Memcached ou Redis.
PHP e o futuro na web
A cada dia, novos conteúdos são produzidos. Imagens, vídeos e textos são a essência da web. Criação de blogs, e-commerce e sistemas são mais necessários do que nunca.
O PHP na versão 7.4 continua evoluindo e sendo uma excelente pedida para quem deseja aprender programação ou construir desde sites até sistemas web.
Com Laravel ou outro Framework PHP, a produtividade é ainda maior. São 26 anos de história escrevendo a web, e a cada versão do PHP é um novo começo.
Principais cursos em PHP
Os alunos de PHP também aprendem
Empower your team. Lead the industry.
Get a subscription to a library of online courses and digital learning tools for your organization with Udemy Business.