Glaucio Daniel Souza Santos

Mais de 70% dos sites da internet atualmente utilizam PHP como linguagem back-end para acessar banco de dados e criar sites dinâmicos como lojas virtuais, blogs, sites com interação por meio de formulários, além de outros sistemas que rodam na web. Conheça mais sobre a linguagem e como aplicá-la para esses fins! 

O que é PHP?

PHP é uma Linguagem de Programação de Script utilizada na criação de sites e sistemas para Web. Por ser uma linguagem de script, ela precisa ser interpretada e executada.  

Curso Completo de PHP 7

Last Updated July 2020

  • 138 lectures
  • All Levels
4.6 (13,153)

Torne-se um Desenvolvedor PHP, aprenda com dois especialistas a programar do básico ao avançado em um projeto completo. | By Hcode Treinamentos, Glaucio Daniel Souza Santos, João Rangel, Djalma Sindeaux

Explore Course

É atualmente uma das principais linguagens de programação do mercado, sendo responsável diretamente por mais de 50% dos sites que estão disponíveis na web — como exemplo, temos o  WordPress, que é a principal plataforma para blogs e gerenciadores de conteúdo da Web.

Além disso, a maioria dos blogs, sites de comércio eletrônico e aplicações web são construídos em PHP.

Devido a sua baixa curva de aprendizado e por ser multiplataforma, funcionando bem em qualquer sistema operacional, o PHP é a linguagem de programação ideal para quem quer construir desde sites simples até aplicações complexas e robustas.

História e evolução da linguagem

Criada em 1994 por Rasmus Lerdorf, o PHP era uma linguagem básica que continha um conjunto de scripts CGI para realização de tarefas simples. Em 1995, Lerdorf torna o código fonte do PHP aberto à comunidade, o que impulsiona seu uso. 

Rasmus Lerdorf (Source)

Em 1998, dois programadores, Andi Gutmans e Zeev Suraski, começam a reescrever o core da linguagem PHP e formam a empresa Zend, um trocadilho com os nomes dos fundadores. Essa empresa passa a fornecer recursos para o PHP, entre ele o motor Zend Engine que aumentou o desempenho da linguagem. 

Suas iniciais, PHP, inicialmente referiam-se a uma ferramenta para construir páginas pessoais (Personal Home Page), mas com todas as mudanças, passou a significar Php Hypertext Preprocessor. Ou seja, PHP é um pré-processador de hipertexto.

Foi com o Zend Engine 2.0 que o PHP 5, lançado em 2004, revolucionou o desenvolvimento web, com recursos de orientação a objetos, melhorias de segurança e de performance. O PHP dominou a web. Com o passar dos anos foram lançados atualizações da versão 5; entre elas, as populares versões 5.3 e 5.6 do PHP. Embora tenha existido uma tentativa do lançamento da versão 6 do PHP, ela nunca foi oficialmente lançada.

PHP 7

Em dezembro de 2015, ocorre uma nova revolução na linguagem: com a web moderna cada vez mais priorizando performance e segurança, temos o lançamento do PHP 7. Muitas novidades e melhorias são apresentadas, tornando o PHP uma linguagem moderna e robusta para criação de qualquer aplicação back-end ou seja, que funciona no lado do servidor web.

PHP 7.4

Lançado em Maio de 2020, o PHP 7.4 traz recursos para facilitar o desenvolvimento e a melhoria contínua do código PHP. Recursos como Arrow Function e Spread Operator reduzem a quantidade de código escrito, simplificando o aprendizado da linguagem e tornando o código cada vez menos verboso e mais intuitivo.

<?php

$y = 1;
$fn1 = fn($x) => $x + $y;
?>

Curva de Aprendizado

O PHP possui uma baixa curva de aprendizado da sintaxe da linguagem e permite trabalhar em mais de um paradigma de programação, embora seja muito forte em orientação a objetos e tenha ganhado, com o passar dos anos, muitos recursos para Programação Orientada a Objetos.

O PHP também é utilizado por milhões de empresas no mundo: Wikipedia é feito em PHP; os famosos blogs escritos na plataforma WordPress também utilizam PHP.  Já foi utilizado, inclusive, em uma máquina virtual criada pelo Facebook HHVM até a versão 3.30, para aumento de desempenho.

Por que usar PHP hoje?

Com PHP você pode criar sites incríveis e tirar a sua ideia do papel rapidamente. Uma de suas grandes vantagens é o baixo custo para implantar um site ou sistema, além de permitir gerenciar sites e sistemas escaláveis que atendam a milhares ou até milhões de usuários.

Com o avanço da tecnologia, milhões de usuários estão comprando produtos e serviços pela internet. Assim, o PHP é um poderoso aliado para a construção de lojas virtuais. Em nosso Curso Completo de PHP 7 construímos uma loja virtual com o aluno do zero. Você aprende a construir a comunicação com Banco de Dados, conceitos fundamentais como Orientação a Objetos e também a criar uma área administrativa gerenciando a loja.

Veja outras vantagens de aprender e implementar a linguagem PHP: 

Composer

Assim como as principais linguagens de programação, o PHP também possui um gerenciador de dependências de aplicações PHP, o Composer. Esse gerenciador facilita a importação de módulos, bem como o gerenciamento dos arquivos que compõem a aplicação. 

Com composer é muito mais fácil gerenciar arquivos e pacotes das quais a sua aplicação depende, funcionando como uma biblioteca. Você pode fazer o download e inclusão desses arquivo em seu projeto.

Bancos de Dados

Banco de Dados armazenam e gerenciam as informações. Com o PHP 7, podemos trabalhar com os bancos de dados mais modernos da atualidade. Entre eles podemos destacar o MySQL 8, PostgreSQL, Oracle, SQL Server e tantos outros. Com os drives atuais do PHP 7.4, temos uma melhoria de performance e segurança.

Além de drivers que facilitam a comunicação com a aplicação, temos o PDO, que facilita a abstração dos bancos de dados relacionais permitindo o uso de orientação a objetos para manipular as informações do Banco de Dados.

FrameWork PHP

Com o passar dos anos, muitos frameworks — conjunto de códigos que otimizam o trabalham e aumentam a produtividade, facilitando a manutenção — foram criados para PHP. Laravel, Code Igniter, Symfony, CakePHP, Zend Framework são alguns dos mais conhecidos e utilizados frameworks do mercado, sendo Laravel o principal e mais utilizado Framework do mercado atualmente para PHP.

Os Frameworks PHP possibilitam o aumento de produtividade no desenvolvimento e facilidade na manutenção das aplicações. Um exemplo disso é a sua atuação com sistema de pagamentos ou de logística. Você também pode aprender a criar uma API de integração com Laravel no nosso curso Criando uma  REST API com PHP e Laravel.

Cache e recursos de alta performance

Ao criar aplicações que consomem dados externos, como Banco de Dados, é comum utilizarmos recursos para melhorar a performance da aplicação. Com PHP 7 podemos utilizar um poderoso sistema de cache para armazenar rotinas que se repetem e aliviar a quantidade de requisições em Bancos de Dados e aplicações externas. 

Imagine que milhares de usuários que precisam de uma mesma informação; basta uma consulta, um armazenamento no cache, para que essas mesmas consultas, feitas no futuro, sejam buscadas no cache, aliviando processamento, tráfego de rede e melhorando a experiência do usuário. Podemos trabalhar com o PHP e serviços de gerenciamento de cache como o Memcached ou Redis.

PHP e o futuro na web

A cada dia, novos conteúdos são produzidos. Imagens, vídeos e textos são a essência da web. Criação de blogs, e-commerce e sistemas são mais necessários do que nunca.

O PHP na versão 7.4 continua evoluindo e sendo uma excelente pedida para quem deseja aprender programação ou construir desde sites até sistemas web.

Com Laravel ou outro Framework PHP, a produtividade é ainda maior. São 26 anos de história escrevendo a web, e a cada versão do PHP é um novo começo.

Page Last Updated: August 2020

Principais cursos em PHP

PHP 7 Completo - Curso do Desenvolvedor Web 2020 + Projetos
Leonardo Moura Leitao, Francisco Wagner Costa Aquino, Cod3r Cursos Online
4.7 (2,225)
Criando um Dashboard do Zero com PHP,MySQL e Bootstrap
Ricardo Milbrath Gonçalves
4.4 (255)
PHP for Beginners
Tim Buchalka's Learn Programming Academy, Dave Hollingworth
4.6 (1,128)
Curso Desenvolvedor Web
Cesar Nicolau Szpak
4.6 (586)
Object Oriented PHP & MVC
Brad Traversy
4.7 (3,197)
PHP registration, login and content management system
Michael Miller
4.7 (124)
Mais vendidos
Integrando E-commerce PHP 7 com PagSeguro
Hcode Treinamentos, Glaucio Daniel Souza Santos, João Rangel, Djalma Sindeaux
4.8 (255)
Curso Completo de PHP 7
Hcode Treinamentos, Glaucio Daniel Souza Santos, João Rangel, Djalma Sindeaux
4.7 (13,153)

More PHP Courses

Os alunos de PHP também aprendem

Empower your team. Lead the industry.

Get a subscription to a library of online courses and digital learning tools for your organization with Udemy for Business.

Request a demo

Courses by Glaucio Daniel Souza Santos

Dominando Banco de Dados com MySQL
João Rangel, Glaucio Daniel Souza Santos, Djalma Sindeaux, Hcode Treinamentos
4.6 (1,912)
Curso Completo do Desenvolvedor Web
Glaucio Daniel Souza Santos, João Rangel, Djalma Sindeaux, Hcode Treinamentos
4.5 (6,958)
JavaScript - Curso COMPLETO com 6 Projetos REAIS
Hcode Treinamentos, Glaucio Daniel Souza Santos, Djalma Sindeaux, João Rangel
4.7 (6,617)
Curso Completo de PHP 7
Hcode Treinamentos, Glaucio Daniel Souza Santos, João Rangel, Djalma Sindeaux
4.6 (13,160)
Integrando E-commerce PHP 7 com PagSeguro
Hcode Treinamentos, Glaucio Daniel Souza Santos, João Rangel, Djalma Sindeaux
4.8 (255)
Curso de HTML 5 COMPLETO e com Projetos Práticos para WEB
Hcode Treinamentos, João Rangel, Djalma Sindeaux, Glaucio Daniel Souza Santos
4.6 (1,683)
Criando REST API com Laravel 5.7
Hcode Treinamentos, Glaucio Daniel Souza Santos, Djalma Sindeaux, João Rangel
4.6 (333)
Node JS Curso Completo do Básico ao Avançado
Hcode Treinamentos, Glaucio Daniel Souza Santos, João Rangel, Djalma Sindeaux
4.7 (328)
Bootstrap 4 - Curso COMPLETO com Projetos Reais
Hcode Treinamentos, Glaucio Daniel Souza Santos, João Rangel, Djalma Sindeaux
4.7 (579)
Highest Rated

Courses by Glaucio Daniel Souza Santos